Um representante da escola participou, dia 16 de abril de 2013, da Semana da Saúde na Educação que ocorreu na escola de governo. Na oportunidade foi distribuída a Cartilha Qualidade de Vida do Servidor, produzida pela equipe do Núceo de Qualidade de Vida do Servidor (NUQAV).
Esta cartilha busca alcançar o grande anseio do ser humano na construção do seu bem-estar biopsicossocial, por intermédio de ações preventivas de saúde no contexto laboral.
Dez passos para uma melhor qualidade de vida:
1.Saúde mental: Evitemos emoções desagradáveis ( como medo, inveja, raiva, frustração, pessimismo, tristeza, impaciência e desesperança), as boas emoções devem ser praticadas ( seja otimista, quando algo der errado, pense nas possíveis soluções e tente novamente). fortaleça sua autoestima( desenvolva o hábito de nutrir mais segurança no que você faz. Observe seus pontos fortes e pense em suas conquistas. Procure realizar coisas úteis, nas quais possa usar sua capacidade e dons.
Procure apoio:seja amável, demonstre cooperação e respeito com todos para com todos. Evite ficar sozinho, muito tempo e use seu tempo para conversar com outras pessoas.
Mantenha-se ativo: os planos mais eficazes contra a depressão quase sempre incluem programas com atividades. se o seu trabalho é sedentário, pratique esportes ou realize exercícios físicos; e nfrente a culpa, se magoou uma pessoa, peça perdão com sinceridade e humildade;
Fique 15 minutos ao sol, nos horários permitidos, sem uso de protetor: o sol é muito importante para ativar a vitamina D, que ajuda nosso corpo na absorção do cálcio e melhora a assimilação de neurotransmissores para evitar depressão, Tome sol antes das 10 horas e depois das 16 horas. Use protetor solar diariamente;
2.Dieta saudável: procure consumir cereais integrais, feijões, frutas, verduras, leite e derivados, carnes magras, aves ou peixes, pois assim evitará doenças. Evite alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados, prefira assados, grelhados ou cozidos.Refrigerantes, sucos industrializados, balas bombons, biscoitos doces e recheados,e salgadinhos também não são bons , diminua o sal.
3- Atividade física : Faça algum esporte ou caminhada. A ginástica laboral deve ser praticada pois previne as DORTs; irrigam o sangue , promovem o bem-estar geral diminuem o estresse ocupacional e melhoram a coordenação motora e a flexibilidade. Os exercícios devem ser lentos e repetidos 10 vezes.
4- Dormir bem pelo menos 6 a 8 horas diariamente.
5- Saúde para seu coração . Evite o excesso de peso, gorduras, colesterol e calorias. Evite carnes secas, salgadas e defumadas, salames, mortadelas, presunto, linguiça, conservas e aperitivos e temperos prontos a base de sal.
6- Controle a diabete, tenha horário para comer, evite comer arroz, macarrão , farinha, pão e/ou batata na mesma refeição. Evite muito açúcar, coma frutas e beba água.
Cuidado com sua voz: evite fumo, álcool, pigarrear, tossir, imitações de vozes de outros, falar durante exercícios físicos. Use roupas leves e folgadas, evite saltos altos. Repouse a voz, após falar muito. Fazer aquecimento e desaquecimento vocal. Beber 8 copos de água diariamente em temperatura ambiente. Alérgicos evitem o contato com as substâncias que desencadeiam as crises.
Eliminem os vícios, como fumar e beber. Desenvolvam boas relações interpessoais com os colegas de trabalho, tendo um ambiente harmonioso, respeitoso e egradável.
Assédio moral é a exposição a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas dutante a jornada de trabalho.Caso o funcionário esteja com dificuldade deve procurar em sua CRE, o elo para ser encaminhado ao NUQAV. que tem como um de seus objetivos acolher e encaminhar os servidores, acometidos por diversas patologias, para o tratamento nos órgãos de saúde.
Esta cartilha busca alcançar o grande anseio do ser humano na construção do seu bem-estar biopsicossocial, por intermédio de ações preventivas de saúde no contexto laboral.
Dez passos para uma melhor qualidade de vida:
1.Saúde mental: Evitemos emoções desagradáveis ( como medo, inveja, raiva, frustração, pessimismo, tristeza, impaciência e desesperança), as boas emoções devem ser praticadas ( seja otimista, quando algo der errado, pense nas possíveis soluções e tente novamente). fortaleça sua autoestima( desenvolva o hábito de nutrir mais segurança no que você faz. Observe seus pontos fortes e pense em suas conquistas. Procure realizar coisas úteis, nas quais possa usar sua capacidade e dons.
Procure apoio:seja amável, demonstre cooperação e respeito com todos para com todos. Evite ficar sozinho, muito tempo e use seu tempo para conversar com outras pessoas.
Mantenha-se ativo: os planos mais eficazes contra a depressão quase sempre incluem programas com atividades. se o seu trabalho é sedentário, pratique esportes ou realize exercícios físicos; e nfrente a culpa, se magoou uma pessoa, peça perdão com sinceridade e humildade;
Fique 15 minutos ao sol, nos horários permitidos, sem uso de protetor: o sol é muito importante para ativar a vitamina D, que ajuda nosso corpo na absorção do cálcio e melhora a assimilação de neurotransmissores para evitar depressão, Tome sol antes das 10 horas e depois das 16 horas. Use protetor solar diariamente;
2.Dieta saudável: procure consumir cereais integrais, feijões, frutas, verduras, leite e derivados, carnes magras, aves ou peixes, pois assim evitará doenças. Evite alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados, prefira assados, grelhados ou cozidos.Refrigerantes, sucos industrializados, balas bombons, biscoitos doces e recheados,e salgadinhos também não são bons , diminua o sal.
3- Atividade física : Faça algum esporte ou caminhada. A ginástica laboral deve ser praticada pois previne as DORTs; irrigam o sangue , promovem o bem-estar geral diminuem o estresse ocupacional e melhoram a coordenação motora e a flexibilidade. Os exercícios devem ser lentos e repetidos 10 vezes.
4- Dormir bem pelo menos 6 a 8 horas diariamente.
5- Saúde para seu coração . Evite o excesso de peso, gorduras, colesterol e calorias. Evite carnes secas, salgadas e defumadas, salames, mortadelas, presunto, linguiça, conservas e aperitivos e temperos prontos a base de sal.
6- Controle a diabete, tenha horário para comer, evite comer arroz, macarrão , farinha, pão e/ou batata na mesma refeição. Evite muito açúcar, coma frutas e beba água.
Cuidado com sua voz: evite fumo, álcool, pigarrear, tossir, imitações de vozes de outros, falar durante exercícios físicos. Use roupas leves e folgadas, evite saltos altos. Repouse a voz, após falar muito. Fazer aquecimento e desaquecimento vocal. Beber 8 copos de água diariamente em temperatura ambiente. Alérgicos evitem o contato com as substâncias que desencadeiam as crises.
Eliminem os vícios, como fumar e beber. Desenvolvam boas relações interpessoais com os colegas de trabalho, tendo um ambiente harmonioso, respeitoso e egradável.
Assédio moral é a exposição a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas dutante a jornada de trabalho.Caso o funcionário esteja com dificuldade deve procurar em sua CRE, o elo para ser encaminhado ao NUQAV. que tem como um de seus objetivos acolher e encaminhar os servidores, acometidos por diversas patologias, para o tratamento nos órgãos de saúde.
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